Sobre Ceagesp

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representa um importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas.

Ela possibilita que a produção do campo, proveniente de vários estados brasileiros e de outros países, alcance a mesa das pessoas com regularidade e qualidade. Para tanto, conta com duas unidades de negócios distintas e que são complementares: a armazenagem e a entrepostagem.

Dessa forma, a Companhia garante, de forma sustentável, a infraestrutura necessária para que atacadistas, varejistas, produtores rurais, cooperativas, importadores, exportadores e agroindústrias desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados.

CEAGESP

Para se ter uma noção da dimensão da empresa, a CEAGESP mantém a maior rede pública de armazéns, silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) e graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel) do Estado de São Paulo.

Conta também com a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina – o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Situado na zona oeste da capital paulista, pelo local circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.

Um pouco sobre a história da CEAGESP São Paulo

Em 1977, bateu o recorde de produtos vendidos em um só dia: 6,2 mil toneladas, superando o maior mercado do mundo, de Rungis (Paris), na França.

Terceiro centro de comercialização atacadista de perecíveis do mundo, atrás apenas dos de Paris e de Nova York, a Ceagesp atualmente é a principal central de abastecimento do país, a maior da América Latina, e movimenta 250 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores todos os dias.

Quase três anos depois de ter surgido, a Ceagesp anunciou investimentos para aumentar sua capacidade. O reforço previsto era de 500 mil sacas, ampliando para 900 mil toneladas seu potencial para estocar alimentos.
A Ceagesp iniciou seu processo de descentralização no final dos anos 1970. Com a finalidade de organizar o abastecimento de alimentos no interior, a Companhia implantou entrepostos regionais de comercialização.

Os primeiros “mini-ceasas”, como ficaram conhecidos, foram construídos em Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Atualmente, há doze centrais de abastecimento no interior, próximas a polos de produção e consumo.

No dia 22 de setembro de 1979, a primavera era saudada com o primeiro Varejão da Ceagesp. Até então, a Companhia mantinha atividades apenas no atacado. Cerca de 300 mil pessoas compareceram. Eram esperadas 30 mil. Resultado: 800 mil quilos de hortifrutigranjeiros vendidos em apenas duas horas.

Uma semana depois, no dia 29 de setembro, a Ceagesp realizava o segundo Varejão com uma série de mudanças. O número de barracas saltou de 723 para 965. A área destinada ao evento dobrou, passando para 24 mil metros quadrados. Uma força tarefa foi montada para atender a população, com sessenta policiais militares e 85 vigilantes. O esquema incluía até linhas extras de ônibus.

Com dívidas de R$ 180 milhões com o Banespa, o governo de São Paulo anunciou que leiloaria a Ceagesp na Bolsa de Valores, em 1996. O valor total da venda era de cerca de R$ 250 milhões, por 98,9% das ações. No entanto, o primeiro leilão foi cancelado por falta de comprador. O segundo também, porque o único consórcio interessado na compra disse que não tinha condições de fechar negócio.

Isso frustrou a campanha de privatizações do governo. No ano seguinte, em 1997, a empresa foi federalizada – o patrimônio da Companhia entrou como parte do pagamento da dívida do Estado com a União – e vinculou-se aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No mesmo ano, a Ceagesp entrou na lista do Programa Nacional de Desestatização (PND). O intuito era privatizá-la no futuro, mas isso nunca aconteceu. No ano de 2015 a empresa foi excluída da PND.

CEASA SP

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo ( CEAGESP ) surgiu da fusão de duas empresas mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento ( CEASA ) conhecido também apenas como CEASA SP e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo ( CAGESP ).

A CEAGESP, que centralizava o abastecimento de boa parte do país, rapidamente consolidou sua atuação nas áreas de comercialização de hortícolas e armazenagem de grãos. Desde 1969, o CEAGESP ostenta 2.700 empresas atacadistas e 300 varejistas e administração vinculada ao governo federal.

Armazém CEAGESP São Paulo

Estrutura e capacidade
Silo Vertical (20 mil toneladas): recebe grãos à granel

Localização e Contato
Rua C, s/n (travessa da Avenida José C. de Oliveira, 111 A) – Jaguaré – CEP 05317-900
Tel: (11) 3643-3817
E-mail: [email protected]
Responsável Regional 1: Alexandre Campos Leite – [email protected]
Contato: Antônio Mestre