Varejão CEAGESP

Além da atividade atacadista, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) também abre espaço para o comércio varejista de hortifrutigranjeiros, através dos chamados varejões.

São oferecidos para o consumidor final frutas, legumes, verduras, pescado, ovos, aves, cereais e outros produtos típicos das feiras-livres, como pastéis, salgados, pães, bolos e lanches.

O primeiro varejão começou suas atividades dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) em setembro de 1979. Inicialmente, funcionava apenas aos finais de semana. Em dezembro de 1994, entrou em operação o varejão noturno, para oferecer mais uma alternativa de compra ao consumidor.

Varejão Ceagesp

Hoje, os varejões da CEAGESP são realizados três vezes por semana (quarta, sábado e domingo) e movimentam mais de 250 toneladas de produtos por mês. Semelhantes às feiras-livres, mas com garantia de qualidade e controle de preços, eles ocorrem na CEAGESP SP e na unidade de Sorocaba.

Atacado CEAGESP é o mais popular, afinal a comercialização do CEAGESP é voltada para o atacado, sendo estabelecida uma quantidade mínima de compra, de modo que muitos produtos só podem ser comprados em caixas ou sacos fechados. Apesar disso a companhia abre suas portas para qualquer pessoa ou empresa para realizar suas compras, inclusive o consumidor final, seguindo as regras de horário para esse publico.

Horários Varejão CEAGESP em São Paulo

Pavilhão PBC: Qua das 14h às 22h (portão 7)
Pavilhão MLP: Sáb das 7h às 12h30 e Dom das 7h às 13h30 (portão 3)

Como funciona o Varejão CEAGESP

O varejão é mais práticos para o consumidor final, é organizado aos moldes de uma feira livre. Nas manhãs de sábado e domingo, o Mercado Livre do Produtor (MLP), enorme galpão com aproximadamente 20 mil metros quadrados, reúne mais de 1.000 barracas de frutas, legumes, hortaliças, pescados, ovos, aves e cereais, entre outros itens. Esse formato permite que o público comum tenha acesso a produtos de qualidade e muitas vezes difíceis de achar, sem gastar a fortuna cobrada por empórios e mercados finos.

Às quartas, ocorre o chamado varejão noturno, embora funcione das 14h às 22h. Trata-se de uma versão menor da feira dos fins de semana, com 400 estandes, e preços ligeiramente mais salgados. Um dos diferenciais são as barracas de comidinhas de rua, entre elas, sanduíche de pernil, acarajé, espetinhos e pastel.

Além do horário de funcionamento estendido e do estacionamento gratuito, confira abaixo outros três pontos altos do varejão noturno:

  • Salada pronta: a barraca Verduras Wakuda vende alface já lavada e embalada, além de kits com os ingredientes para fazer tabule e yakisoba. Há cebolinha picada. Fica na extremidade da feira, perto dos cereais, dos temperos e das flores.
  • Barraquinha de plantas: além de vender flores em vaso ou buquê, oferece temperos como manjericão ou alecrim. Fica no fim do varejão, perto do estacionamento.
  • Pagamento: grande parte dos estandes aceita cartões de crédito e débito.

Varejão Ceagesp

Endereço e Contato Varejão CEAGESP SP

  • Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina – SP – CEP 05316-900
  • Telefone: (11) 3643-3700

Varejão CEAGESP Final de Ano

Quem costuma deixar para a última hora as compras conta com uma excelente oportunidade para não deixar faltar nada para a ceia de Natal e de réveillon. O Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC) conta com uma programação especial para atender os frequentadores dos tradicionais varejões (noturno e de fim de semana) que ocorrem na CEAGESP São Paulo.

Para dar conta dessa demanda, ocorre varejão no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) nas vésperas das festas: nos dias 24 e 31/12, o funcionamento varia de acordo com o ano, mas em sua maioria das 7h às 12h. O DEPEC informa ainda que a CEAGESP São Paulo estará fechada no Natal e no Ano Novo. A reabertura dos portões ocorrerá somente às 0h dos dias 26/12 e 2/01.

Diferença atacado e varejo

Algumas pessoas confundem as palavras atacado e varejo. Para esclarecer, a diferença é que as vendas por atacado são feitas para pessoas jurídicas (lojas, comércios, indústrias, hospitais, escolas, etc.), e em grande quantidade, com valores menores porque são revendidas. Já o varejo é o comércio normal que conhecemos.