Unidades CEAGESP SP

Entreposto nada mais é do que um local de exposição e comercialização de produtos, no caso do CEAGESP produtos hortícolas. Veja  a comercialização do Atacado Ceagesp e o Varejão Ceagesp e tudo sobre os entrepostos e armazéns. A Companhia, que centralizava o abastecimento de boa parte do país, rapidamente consolidou sua atuação nas áreas de comercialização de hortícolas e armazenagem de grãos.

Em 1977, quando a CEAGESP ampliou o Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), construído em 1964 no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, chegou-se ao recorde de 6,2 mil toneladas de produtos vendidos em um só dia. A marca superou o maior mercado do mundo, o Paris-Rungis, na França.

ENTREPOSTO CEAGESP SP

Hoje, o ETSP, que foi inaugurado em 1966, é considerado um dos maiores centros de comercialização atacadista do planeta, com a movimentação média de 280 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados, flores e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) a cada mês.

No final dos anos 70, a empresa iniciou o processo de descentralização, com a inauguração, em São José do Rio Preto, da primeira unidade de comercialização fora da capital. Atualmente, a Companhia mantém 12 centrais de abastecimento no interior, próximas a polos de produção e consumo.

Na mesma época, a CEAGESP também investiu no atendimento ao consumidor. Em 1979, criou o primeiro varejão com produtos frescos a preços controlados. Em 1983, vieram os sacolões para vender legumes e verduras por quilo a preço único. Em 1984, surgiram os comboios, que funcionavam como mini-varejões. Finalmente, em dezembro de 1994, houve a implantação do varejão noturno no ETSP.

A entrepostagem é classificada como depósito ou venda de mercadorias, onde é um ponto de encontro de produtores e comerciantes, contribuindo para escoar as safras, movimentando o comercio atacadista e varejista e barateando os custos para o consumidor.

Entreposto CEAGESP SP

O Entreposto Terminal São Paulo (ETPS) tem uma circulação diária de 50 mil pessoas e movimenta cerca de 250 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados, flores e plantas por mês, correspondentes a, aproximadamente, 3 milhões de toneladas ao ano. Sendo assim, pode-se dizer que ele é responsável por 60% do abastecimento da Grande São Paulo. Onde representa uma grande variedade de produtos, vindos de 1.500 municípios brasileiros e de 18 países.

Outra atividade de grande importância desenvolvida pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (CEAGESP) é a entrepostagem (depósito ou venda de mercadorias).

No caso da CEAGESP, os seus 13 entrepostos atacadistas funcionam como ponto de encontro de produtores e comerciantes. As unidades da capital e do interior operam como canais de distribuição da produção regional para feiras-livres, supermercados, sacolões, restaurantes e distribuidoras de hortifrutícolas. Veja onde estão:

Diferença entre Entreposto e Armazém

Entreposto é o nome que se dá ao local onde se comercializa diferentes tipos de produtos, no caso da CEAGESP  é onde ocorre a venda de frutas, verduras, legumes, pescados e flores. Já o armazém é como o estoque de alimentos não perecíveis como o açúcar e grãos.