Armazéns CEAGESP SP

ARMAZÉM CEAGESP SP – Rede de Armazenagem

A rede de armazenagem também acompanhou o crescimento da Companhia. Em 1970, foram construídos os primeiros silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) horizontais do país, acoplados a graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel). Na época, a rede recebia os estoques reguladores do Governo Federal, comprados em vários estados e armazenados em cidades do interior de São Paulo.

A partir de 1986, os armazéns da empresa passaram a acondicionar açúcar ensacado, por conta da expansão da cultura de cana-de-açúcar que, ao lado da laranja, assumiu a liderança da agricultura paulista. Em 1997, a CEAGESP foi federalizada e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A CEAGESP mantém a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo, com gestão do Departamento de Armazenagem (DEPAR). Juntas, as unidades da rede têm capacidade para estocar mais de 850 mil toneladas de produtos.

Armazém CEAGESP SP

A armazenagem é classificada como uma das principais atividades desenvolvidas pela Companhia, sabendo que a produção agrícola é a maior riqueza do agricultor, oferece as melhores condições de armazenamento para safra. Possui estruturas adequadas para armazenagem, sendo grandes depósitos em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas, onde recebem a mercadorias e abrigam de forma segura e com qualidade para não haver perda. A gestão da rede é de responsabilidade do Departamento de Armazenagem (DEPAR).

Armazéns CEAGESP SP

Ao todo 18 unidades ativas situadas próximas aos polos produtivos presentes na capital e no interior de São Paulo. São elas:

Produtos armazenados

Os principais itens armazenados são produtos à granel, como grãos, açúcar e pellets, produtos agrícolas em sacos e/ou bags e produtos industrializados de acordo com a estrutura disponível em cada unidade.

Serviços oferecidos

  • Atendimento Personalizado: engenheiros agrônomos e técnicos especializados conduzem todas as etapas do processo de armazenamento.
  • Amostragem e Classificação: todos os grãos, antes de serem armazenados nos Silos, passam por um processo de amostragem e classificação (teor de umidade, matérias estranhas, impurezas, insetos entre outros itens importantes na tipificação do produto).
  • Limpeza e Secagem: quando os grãos a apresentam impurezas e/ou teor de umidade acima dos padrões de recebimento da CEAGESP (1% de impureza e 13% de umidade), eles passam por processo de limpeza e secagem antes de serem armazenados.
  • Tratamento Fitossanitário: processo realizado nos produtos recebidos (expurgo e/ou pulverização com inseticida liquido) com objetivo de evitar a ocorrência de pragas e garantir a manutenção da qualidade durante o armazenamento.
  • Transbordo: transferência de mercadoria de um veículo para outro do mesmo tipo.
  • Balança de caminhão: pesagem avulsa tarifada.
  • Warrants: a CEAGESP está habilitada a emitir Títulos de Créditos Especiais que possibilitam o financiamento dos estoques dos produtos armazenados.

Os clientes

Atendem pequenos, médios e grandes produtores agrícolas, usinas de açúcar, moinhos, cooperativas agrícolas, importadores, exportadores e órgãos do Governo.

Diferença entre Entreposto e Armazém

Entreposto é o nome que se dá ao local onde se comercializa diferentes tipos de produtos, no caso da CEAGESP  é onde ocorre a venda de frutas, verduras, legumes, pescados e flores. Já o armazém é como o estoque de alimentos não perecíveis como o açúcar e grãos.