Cotações – Preços CEAGESP

A Seção de Economia e Desenvolvimento da CEAGESP realiza, cotidianamente, a cotação de preços no atacado nos Entrepostos. Os dados coletados junto ao mercado por um grupo de pesquisadores também servem como referência para órgãos governamentais, produtores rurais, comerciantes, associações ligadas ao setor de alimentos e universidades.

Para realizar a pesquisa de preços das unidades da CEAGESP, clique aqui e, no campo “Modelo” do formulário, selecione a opção: “Preço mais comum no atacado em todas as Ceasas por Unidade da Federação“

Índice de Preço ao Consumidor

O índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo é o mais tradicional indicador da evolução do custo de vida das famílias paulistanas e um dos mais antigos do Brasil. Começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo.

Em 1968, a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas, vinculado ao Departamento de Economia da USP e, posteriormente em 1973, com a criação da Fipe, para esta instituição. Ele estima as variações do custo de vida das famílias com renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos. Confira Índices e Indicadores na FIPE.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA e Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC

O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência.

A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 e 5 salários-mínimos, cuja pessoa de referência é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões; a do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 e 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões.

Também são produzidos indexadores com objetivos específicos, como é o caso atualmente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA-E. A partir do mês de maio de 2000, passou a disponibilizar através da Internet o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 – IPCA-15.

Outros índices foram divulgados nos seguintes períodos: Índice de Preços ao Consumidor – IPC (março de 1986 a fevereiro de 1991); Índice de Reajuste de Valores Fiscais – IRVF (junho de 1990 a janeiro de 1991); Índice da Cesta Básica – ICB (agosto de 1990 a janeiro de 1991); Índice de Reajuste do Salário-Mínimo – IRSM (janeiro de 1992 a junho de 1994); Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial – INPC-E (novembro de 1992 a junho de 1994); Índice de Preços ao Consumidor série r – IPC-r (julho de 1994 a junho de 1995). A pesquisa foi iniciada em 1979.