Pescado CEAGESP

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) tem a segunda maior feira atacadista de pescado da América Latina, conhecida popularmente como Pescado CEAGESP, que ocorre na CEAGESP São Paulo.

A gestão do Pátio do Pescado, que tem 27 mil m², está a cargo do Frigorífico de São Paulo (FRISP). Diariamente são comercializadas, em média, 200 toneladas de peixes de 97 espécies – os de água salgada representam 90%. Como é uma feira atacadista só é possível fazer compras em grandes quantidades, mas para o consumidor final não sair perdendo existe a Peixaria Millennium dentro do CEAGESP, veja mais abaixo.

CEAGESP Peixes

Sardinha, pescada, corvina e tilápia figuram na listagem dos mais procurados. As importações são cerca de 6% do volume vendido, com destaque para o salmão, proveniente do Chile.

O Pátio do Pescado reúne 81 permissionários e os principais fornecedores são dos estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Fundado em 1969, trabalham nele cerca de 800 pessoas entre permissionários, funcionários e carregadores autônomos.

O período de maior movimentação do setor é a Semana Santa, quando o volume comercializado praticamente triplica. Justamente nos dias que antecedem a Páscoa é que ocorre, anualmente, a Santa Feira do Peixe. Na ocasião, os consumidores finais têm a oportunidade de comprar, em horários diferenciados, os pescados que são vendidos no atacado.

Pescado CEAGESP

Peixaria CEAGESP – Millennium

Para quem vai visitar o entreposto e está à procura das variedades de peixes, mas não consegue participar da tradicional feira de pescado que acontece nas madrugadas de terça à sábado, existe uma alternativa para que não saia de mãos vazias.

Na entrada do portão 14 se encontra a peixaria MILLENNIUM, que comercializa seus produtos há 14 anos na CEAGESP. A peixaria conta com produtos vindos de fornecedores do entreposto, todos são devidamente higienizados e preparados para o consumo.

Dentre as variedades, os mais comercializados são a corvina, pescada, sardinha e salmão. Além de peixes, a MILLENNIUM dispõe de alguns tipos de temperos para garantir o sabor de seu pescado. Mexilhão, polvo, siri, lula e lagostim estão entre os tipos diferentes encontrados na peixaria.

Santa Feira do Peixe

O evento, que é organizado pelos permissionários com o apoio da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), tem como objetivo incentivar o consumo do pescado e promover a venda especial no varejo com promoções exclusivas.

Entre os destaques estão a tainha e o filé de merluza, que a partir de 2017, poderão ser comprados em atacado a preços especiais. No varejo, o destaque fica para o cação a R$ 13,99 o kg. Em 2016, os comerciantes venderam cerca de 80 toneladas de pescados durante os três dias do evento.

Pescado CEAGESP

Além da grande variedade de peixes frescos, serão comercializados também camarões, legumes e temperos em geral. E o consumidor vai encontrar ainda, produtos para a Páscoa e diversos pratos típicos na Praça de Alimentação.

A iniciativa, realizada tradicionalmente às vésperas da Semana Santa, é uma ótima opção para a preparação da ceia de Páscoa. O evento conta ainda com barraca de legumes e verduras para acompanhar o preparo dos pescados, uma de temperos e também de produtos típicos de Páscoa.

A praça de alimentação conta com barracas de acarajé, comida japonesa, paella, crepe francês, sopas, espetinhos de carne, bolinhos de bacalhau, pizza de peixes, sorvetes, iscas de peixes, bebidas e um cardápio específico com os produtos em promoção.

Os atacadistas mostram as ofertas de pescados que podem ser encontradas diariamente no entreposto na feira de peixes, que ocorre de terça a sábado, das 2h às 6h, no mesmo espaço onde ocorrerá a Santa Feira. A Santa Feira do Peixe funciona tanto para vendas em atacado como varejo, é uma oportunidade para o consumidor final aproveitar os ótimos preços do CEAGESP.

CEAGESP Pescado Preços

A Seção de Economia e Desenvolvimento realiza, cotidianamente, a cotação de preços no atacado do Entreposto da Capital. Os dados coletados junto ao mercado por um grupo de pesquisadores também servem como referência para órgãos governamentais, produtores rurais, comerciantes, associações ligadas ao setor de alimentos e universidades.

Endereço e Contato Pescado CEAGESP

  • Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina – São Paulo
  • Entrada pelo Portão 15 da Rua Xavier Krauss – esquina com Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros)
  • Frigorífico de São Paulo: (11) 3643-3854 / 3643-3893 / 3643-3953
  • Portaria do Pátio do Pescado: (11) 3643-3925

Horário de Comercialização Peixes e Frutos do Mar CEAGESP

  • Terça a sábado das 2h às 6h

Mapa de Localização