CEAGESP Sorocaba

A cidade de Sorocaba conta com uma unidade de comercialização de produtos hortícolas (entreposto) para suprir as necessidades dos comerciantes locais e das cidades vizinhas. A CEAGESP Sorocaba é a única unidade CEAGESP (exceto a de São Paulo) que funciona tanto para compras no varejo como no atacado (grandes quantidades para revenda). A unidade abre as portas para o famoso varejão em dias específicos, confira abaixo.

Atividade de grande importância desenvolvida pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (CEAGESP) é a entrepostagem (depósito ou venda de mercadorias). No caso da CEAGESP, os seus 13 entrepostos atacadistas funcionam como ponto de encontro de produtores e comerciantes.

As unidades da capital e do interior operam como canais de distribuição da produção regional para feiras-livres, supermercados, sacolões, restaurantes e distribuidoras de hortifrutícolas. Ao mesmo tempo em que contribuem para escoar as safras, movimentam o comércio atacadista e varejista e barateiam os custos para o consumidor.

Uma das ações que ocorre na CEAGESP e que afeta positiva e significativamente a sociedade é o Banco de Alimentos, que se constitui em um importante instrumento de responsabilidade social contra o desperdício e a fome. O banco CEAGESP de alimentos (BCA) foi criado em 2003 na cidade de São Paulo, tendo como objetivo coletar, selecionar e distribuir alimentos para os bancos de alimentos municipais e também para entidades sociais do Estado de São Paulo. O projeto já se encontra em 10 entrepostos do interior, e Sorocaba é um deles.

O CEAGESP realiza um elo que perpassa toda a cadeia de produção e comercialização dos referidos produtos, permitindo a aproximação entre produtor rural e consumidor final. No momento em que o consumidor compra algum desses produtos (frutas, legumes, verduras, plantas, flores, diversos, pescado e grãos) seja em feiras, super e hipermercados, restaurantes ou sacolões muito provavelmente essa mercadoria tenha sido comprada através de alguma CEAGESP.

Da mesma forma, também se pode concluir que as companhias necessitam do agronegócio, pois sem o produtor, não é possível que se consiga mercadorias para realizar suas atividades. Esses pontos também evidenciam a importância do agronegócio no Brasil, o qual gera inúmeros benefícios, tais como: alta competitividade, alto grau de utilização de tecnologia, geração de empregos e riqueza para o país.

CEAGESP Sorocaba

Dados do Entreposto CEAGESP Sorocaba

Volume anual: 120,5 mil t – participação de 2,8% do total da rede CEAGESP
Volume médio de comercialização: 10 mil t/mês
Principais produtos comercializados: batata, laranja, banana, tomate e melancia
Área total do terreno: 188.270 mil m²
Área construída: 12.204 mil m²

Diferença entre Entreposto e Armazém

Entreposto é o nome que se dá ao local onde se comercializa diferentes tipos de produtos, no caso da CEAGESP Sorocaba é onde ocorre a venda de verduras, frutas, vegetais e flores. Já o armazém é como o estoque de alimentos não perecíveis como o açúcar e grãos. A unidade de Sorocaba não possuí armazém.

Principais atividades

  • Atacado
  • Varejão
  • Feira de Flores

Serviços prestados

  • Artigos, estudos e publicações
  • Banco CEAGESP de Alimentos
  • Cotações – Preços no atacado
  • Dicas da Semana
  • Escola do Sabor
  • Hortiescolha
  • Índice CEAGESP
  • Produtos

CEAGESP Sorocaba Preços

A Seção de Economia e Desenvolvimento realiza, cotidianamente, a cotação de preços no atacado do Entreposto da Capital. Os dados coletados junto ao mercado por um grupo de pesquisadores também servem como referência para órgãos governamentais, produtores rurais, comerciantes, associações ligadas ao setor de alimentos e universidades.

Para realizar a pesquisa de preços das unidades do interior da CEAGESP, clique aqui e, no campo “Modelo” do formulário, selecione a opção: “Preço mais comum no atacado em todas as Ceasas por Unidade da Federação“

Horários de comercialização

Atacado: 2ª, 4ª e 6ª feira – das 5h às 12h
Feira de Flores: 4ª, 6ª feira e sábado – das 7h às 13h e também 4ª feira – das 17h às 22h
Varejões: 4ª feira – das 16h às 22h e Sábado – das 7h às 13h

Funcionamento

Descarga: das 4h às 5h
Fechamento dos portões: às 18h* (*exceto às 4ª feiras – fechamento após às 22h)

Endereço e Contato CEAGESP Sorocaba

Rua Terêncio da Costa, 300 – Parque Santa Izabel – Sorocaba – SP
Tel: (15) 3221-2255
E-mail: [email protected]
Gerente: Ricardo Campolim

Mapa de Localização