CEAGESP Tupã

A cidade de Tupã conta com dois armazéns de grãos e produtos não perecíveis como o açúcar para suprir a necessidade de estocagem local e de cidades vizinhas. A CEAGESP Tupã funciona apenas para armazenagem de produtos e não para comércio, seja ele atacado ou varejo.

A CEAGESP mantém a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo, com gestão do Departamento de Armazenagem (DEPAR). Juntas, as unidades da rede têm capacidade para estocar mais de 850 mil toneladas de produtos. São 18 unidades ativas situadas próximas aos polos produtivos presentes na capital e no interior de São Paulo.

Armazém CEAGESP Tupã

A armazenagem é classificada como uma das principais atividades desenvolvidas pela Companhia, sabendo que a produção agrícola é a maior riqueza do agricultor, oferece as melhores condições de armazenamento para safra. Possui estruturas adequadas para armazenagem, sendo grandes depósitos em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas, onde recebem as mercadorias e abrigam de forma segura e com qualidade para não haver perda.

Cada uma dessas centrais está localizada em pontos estratégicos, próximos a rodovias para fácil circulação, tornando o processo de recebimento e distribuição das mercadorias mais eficiente. São necessários outros cuidados, como manuseamento correto e com qualidade na hora do transporte para não ocorrer danos à mercadoria.

O CEAGESP realiza um elo que perpassa toda a cadeia de produção e comercialização dos referidos produtos, permitindo a aproximação entre produtor rural e consumidor final. No momento em que o consumidor compra algum desses produtos (frutas, legumes, verduras, plantas, flores, diversos, pescado e grãos) seja em feiras, super e hipermercados, restaurantes ou sacolões muito provavelmente essa mercadoria tenha sido comprada através de alguma CEAGESP.

Da mesma forma, também se pode concluir que as companhias necessitam do agronegócio, pois sem o produtor, não é possível que se consiga mercadorias para realizar suas atividades. Esses pontos também evidenciam a importância do agronegócio no Brasil, o qual gera inúmeros benefícios, tais como: alta competitividade, alto grau de utilização de tecnologia, geração de empregos e riqueza para o país.

Diferença entre Entreposto e Armazém

O armazém é como o estoque de alimentos não perecíveis como o açúcar e grãos, a CEAGESP Tupã por exemplo armazena esses e outros produtos. Já o entreposto é o nome que se dá ao local onde se comercializa diferentes tipos de produtos, no caso das outras unidades CEAGESP é onde ocorre a venda de verduras, frutas, vegetais e outros. A unidade de Tupã não possuí entreposto.

CEAGESP Tupã

Armazém Tupã

Estruturas, capacidades e serviços
Silo Graneleiro (40 mil toneladas): recebe grãos e açúcar à granel e pellets com serviço de limpeza e secagem
Silo Horizontal (20 mil toneladas): recebe grãos e açúcar à granel e pellets com serviço de limpeza e secagem

Localização e Contato
Avenida Henrique Turner Filho, 450 – Parque Industrial – CEP 17606-373
Tel.: (14) 3496-3279 | (14) 3496-3102
E-mail: [email protected]
Responsável Regional 4: Marco Antônio Pereira – [email protected]
Contato: João Cláudio de Lima

Produtos armazenados

Os principais itens armazenados são produtos à granel, como grãos, açúcar e pellets, produtos agrícolas em sacos e/ou bags e produtos industrializados de acordo com a estrutura disponível em cada unidade.

Serviços oferecidos

  • Atendimento Personalizado: engenheiros agrônomos e técnicos especializados conduzem todas as etapas do processo de armazenamento.
  • Amostragem e Classificação: todos os grãos, antes de serem armazenados nos Silos, passam por um processo de amostragem e classificação (teor de umidade, matérias estranhas, impurezas, insetos entre outros itens importantes na tipificação do produto).
  • Limpeza e Secagem: quando os grãos a apresentam impurezas e/ou teor de umidade acima dos padrões de recebimento da CEAGESP (1% de impureza e 13% de umidade), eles passam por processo de limpeza e secagem antes de serem armazenados.
  • Tratamento Fitossanitário: processo realizado nos produtos recebidos (expurgo e/ou pulverização com inseticida liquido) com objetivo de evitar a ocorrência de pragas e garantir a manutenção da qualidade durante o armazenamento.
  • Transbordo: transferência de mercadoria de um veículo para outro do mesmo tipo.
  • Balança de caminhão: pesagem avulsa tarifada.
  • Warrants: a CEAGESP está habilitada a emitir Títulos de Créditos Especiais que possibilitam o financiamento dos estoques dos produtos armazenados.

Os clientes

Atendem pequenos, médios e grandes produtores agrícolas, usinas de açúcar, moinhos, cooperativas agrícolas, importadores, exportadores e órgãos do Governo.